a companhia

A Companhia Negra de Teatro é um grupo teatral criado em Belo Horizonte, em março de 2015. Fundada pelo ator e diretor Felipe Oládélè e atualmente com colaboração artística do ator Ramon Brant, ator e iluminador Eliezer Sampaio, a Companhia Negra de Teatro tem circulado pelo Brasil e pelo exterior. A companhia desenvolve pesquisas a partir do teatro, dança, performance e musical, tendo como perspectiva as criações de dramaturgias autorais.

Iniciamos a trajetória ainda dentro do Cefar (agora Cefart) – Centro de Formação Artística e Tecnológica, em BH. Somos o primeiro grupo de teatro negro formado dentro do Cefart, movidos pela necessidade de criar narrativas vindas dos nossos corpos e subjetividades, performances que partam das nossas perspectivas e vivências.

A companhia carrega em seu nome uma homenagem à Cia Negra de Revista, grupo criado no ano de 1926 por artistas negros como Galango, Rosa Negra, Mingote, De Chocolat, Grande Otelo e Pixinguinha, entre outros.

A companhia ainda expande a área de atuação, incorporando as propostas ao formato audiovisual com o curta-metragem Wanderlust, videoperformance “a partir daqui” e a live “Fragmentos” apresentada no Sesc ao vivo em julho de 2020.

 

 

a companhia em números

5 anos

companhia

+150

apresentações

+19.000

espectadores

11

espetáculos

40

profissionais envolvidos

30

cidades

3

países

35

festivais

contato

ES | IN